TCC

Orientações para elaboração do TCC

1. Da natureza do TCC, do seu lugar na matriz curricular e do seu funcionamento geral

Segundo o Projeto Pedagógico dos Cursos de Letras, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é “um trabalho apresentado sob a forma de monografia individual e escrita; é uma pesquisa vinculada a uma das áreas que compõe a formação em Letras: Licenciatura em Língua Espanhola/Língua Frances/Língua Inglesa/Língua Portuguesa, integrada a uma das linhas de pesquisa dos departamentos que ministram disciplinas no curso. O TCC será desenvolvido com base em procedimentos metodológicos adequados às normas de produção de trabalho científico”. As áreas em Letras são: Literatura, Língua, Lingüística, Tradução e Formação de professores de língua.”

O TCC é obrigatório e compreende 80 horas/ relógio dentro da carga horária dos cursos de Letras.

Para matricular-se na modalidade TCC, é necessário que o aluno tenha cursado:

  • Para o curso de Português - 1370 horas/ aulas
  • Para os cursos de dupla licenciatura: Português e Espanhol/ ou Francês/ ou Inglês - 1680 horas/ aulas
  • Para o curso de Bacharelado: Tradução Inglês/ Português - 1455 horas/ aulas
  • Para o curso de Licenciatura em Língua Inglesa - 1410 horas/ aulas

O prazo para realização de TCC é de 2 semestres.

A comissão de TCC, composta pelos coordenadores dos cursos de Letras, professores dos departamentos vinculados às áreas básicas dos cursos e por dois alunos representantes, é responsável pela gestão geral do processo de desenvolvimento do TCC e arbitrará sobre casos omissos.

2. Do processo de escolha do tema e do orientador

O orientador deverá ser um professor do curso, pertencente a um dos departamentos vinculados às áreas básicas do curso – Arte, Francês, Inglês, Lingüística e Português –, do quadro permanente da Universidade, indicado pelo aluno.

Professores do curso pertencentes a outros departamentos que prestam serviço ao curso poderão ser co-orientadores de alunos, desde que haja anuência de um professor-orientador da COMFIL.

O processo de escolha contará com as seguintes etapas:
• Apresentação das linhas de pesquisas dos departamentos vinculados às áreas básicas dos cursos de Letras – Língua (espanhol, francês, inglês, português), Literatura, Lingüística, Tradução e Formação de Professores de língua – e dos professores disponíveis para orientação.
• Escolha, por parte do aluno, de até três temas de seu interesse, com base nas linhas de pesquisa apresentadas, e de um professor orientador atuante na linha de pesquisa relacionada ao tema. Essas escolhas deverão ser registradas, por ordem de prioridade, em formulário específico (ver anexo 1) e entregues para a coordenação do curso até a data estabelecida pelo cronograma.
• Análise, pela Comissão de TCC, das indicações e atribuição de orientadores, respeitando, na medida do possível, as escolhas dos alunos, a disponibilidade do professor e sua atuação em área pertinente ao tema. Caso seja necessário, os alunos serão chamados para proceder a novas escolhas.
• O resultado será divulgado nesse site, em dia previamente agendado.

As substituições de orientadores só poderão ser feitas nos casos de desligamentos, licenças e outros afastamentos, ou por motivo justificado, reconhecido pela Comissão de TCC, que deverá nesse caso ouvir todas as partes envolvidas.
Caso o aluno efetue o trancamento do TCC, o professor-orientador poderá ou não se manter para a próxima fase.

3. Do processo de elaboração dos projetos de pesquisa
• Serão previstas oficinas para elaboração dos projetos de TCC no primeiro semestre.
• Orientados pelos professores-orientadores e tomando por base o modelo a ser disponibilizado na oficina referida no item anterior, os alunos deverão elaborar seus projetos de TCC.
• Seguindo cronograma publicado anualmente nesse site, os projetos de pesquisa, acompanhados de pareceres dos orientadores, deverão ser entregues para os coordenadores de curso.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License